Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-os a cumprir tudo quanto vos mandei.”  (Mt 28, 19-20)
 

O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor; ele é necessário para a salvação, como a própria Igreja, na qual o Batismo introduz.

O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água o candidato ou em derramar água sobre a sua cabeça, pronunciando a invocação da Santíssima Trindade, isto é, do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

O fruto do Batismo ou graça batismal é uma realidade rica que inclui: a remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais; o renascimento para uma vida nova, pela qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, templo do Espírito Santo. Por esse fato, o batizado é incorporado na Igreja, corpo de Cristo, e tornado participante do sacerdócio de Cristo.

O Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter; que consagra o batizado para o culto da religião cristã. Por causa do caráter; o Batismo não pode ser repetido.
 

Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista. O Batismo de João não era um Sacramento. Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com sua presença e que a voz do Pai se faz ouvir: "Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências", e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba,  uma visão da Santíssima Trindade, é que fica instituído o Batismo.

Essa instituição será confirmada por Jesus quando Ele diz a seus Apóstolos: "Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso e nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.

Fonte – Catecismo da Igreja Católica

 

O Sacramento do Batismo

O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós. O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra.

 

Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.

 

O profeta João Batista, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, era quem batizava as pessoas com água. Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria Jesus que batizaria no Espírito Santo. A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças.

 

Em Atos dos Apóstolos 2, 38-39, encontramos: "Disse-lhes Pedro: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'


 

Documentos Necessários:

  • Cópia da certidão de nascimento da criança
  • Cópia da certidão de casamento religioso dos pais e padrinhos
  • Certificado do curso de batismo dos pais e padrinhos

Taxa no valor de R$ 25,00

 

CLIQUE NO CALENDÁRIO PARA IMPRIMIR A FICHA DE AGENDAMENTO

 

 

Próximas datas:

Os batizados são realizados no 3º Sábado do mês, às 09h00 (exceto feriados e datas comemorativas)

Obs.: Só poderá ser feita a inscrição para o Batismo, após os pais e padrinhos terem participado do curso de batismo.




Curso de Batismo

O curso prepara os pais que solicitam o sacramento do Batismo para suas crianças e também os padrinhos que as acompanharão no ingresso à comunidade cristã.

O Curso de Batismo é obrigatório aos pais e padrinhos. Os padrinhos devem ser maiores de 18 anos, batizados e católicos.

O curso para o Batismo acontece sempre na última sexta feira do mês.


Documento Necessário para o curso de Batismo:

  • Cópia do RG dos pais e padrinhos

 

Encontro de Batismo-2014 Batismo - 2014

31 de Janeiro

27* de Fevereiro

Não tem (Janeiro)

15 de Fevereiro

28 de Março

25 de Abril

15 de Março

12* de Abril

30 de Maio

27 de Junho

17 de Maio

14* de Junho

25 de Julho

29 de Agosto

19 de Julho

23* de Agosto

26 de Setembro

31 de Outubro

20 de Setembro

18 de Outubro

28 de Novembro 22 de Novembro
Férias 20 de Dezembro

Informações:

  • O Encontro acontece na última sexta-feira do mês das 19h30 às 22h.
  • A inscrição deverá ser feita na secretaria com cópia dos docs. o quanto antes, pois há limite de 70 pessoas por Encontro. Poderá haver alterações nas datas*.

Informações:

  • O batismo acontece no 3º sábado de todos os meses, às 9h00.
  • A inscrição para o batismo só será realizada perante apresentação da cópia de todos os docs. inclusive o certificado do encontro.
  • Limite de 15 crianças por Batismo.
  • Poderá haver alterações nas datas*.

 

 


Todos os direitos reservados - Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora - Sorocaba/SP - R. Avelino Argento - 386 - Jd. Paulistano - Sorocaba - SP - 18040-670 Tel: 3222-2380
Desenvolvido porLigue Site Sorocaba